Uma das muitas lições que podemos tirar do livro Essencialismo, de Greg Mckeown, é a sua análise sobre os custos perdidos.

Segundo o autor, sofremos a influência dos custos perdidos quando insistimos em continuar investindo tempo, dinheiro ou energia em algo que sabemos que não vai dar certo apenas porque já investimos algo impossível de ser resgatado.

Quanto mais investimos em um projeto, mais difícil deixa-lo de lado quando ele não está mais dando certo.

Entender esse conceito é libertador para os nossos negócios. Em quantos produtos, projetos ou até em relacionamentos com clientes não continuamos investindo, mesmo sabendo que não está mais dando certo? Por vezes estamos presos em ciclos desgastados porque não conseguimos nos desprender do que já investimos no passado.

Certa vez eu tive um projeto que estava exatamente dessa forma. Mesmo com um bom planejamento as coisas não aconteciam. Quanto mais energia eu colocava no projeto, menos ele dava certo. Haviam mais percalços do que conquistas, e realmente ninguém envolvido estava satisfeito. Mas existia um cronograma, tudo tudo tudo desenhado. E foram tantos meses de planejamento que parecia um absurdo simplesmente abandonar tudo.

Demorou muito mais do que devia, mas eu abandonei o projeto. E pude entender que o tempo perdido era aquele insistindo no projeto falido, ao invés de me concentrar no que eu poderia ter feito nesse tempo em novas oportunidades.

Pare agora e pense:

Se a resposta for não, direcione seu foco para o que você pode fazer a partir de agora com esse tempo, dinheiro e energia. Assuma uma postura de redução de perdas.

Continuar dizendo sim para esse projeto é dizer não para tantos outros. Pense nisso!

Larissa Sielichoff é consultora em gestão financeira, mestre em administração e especialista em precificação. Tem mais de 10 anos de atuação em estratégia e viabilidade de negócios na área de precificação. Desenvolveu uma metodologia exclusiva de Estratégia de Precificação baseada em valor.

🔥 Ajudo você a ter autonomia e confiança para precificar seus serviços. | Sou consultora financeira, mestre em Administração e especialista em Precificação.

🔥 Ajudo você a ter autonomia e confiança para precificar seus serviços. | Sou consultora financeira, mestre em Administração e especialista em Precificação.