Por que Freemium não é um modelo de geração de receita

Freemium é o popstar do mundo dos negócios digitais. Ele é o grande responsável pela popularização do termo estratégia de precificação. Antes do Freemium, precificação dificilmente seria notícia.

Vamos às definições. FREEMIUM é a combinação de FREE + PREMIUM. Ou seja, um produto com funcionalidades premium, porém oferecido de forma gratuita. O objetivo ao adotar esse modelo é despertar o interesse de muitas pessoas e popularizar a ferramenta, ainda que abrindo mão de receita no início, já que esses usuários iniciais poderiam ser pagantes.

Que empresas conseguiram fazer o Freemium dar certo? Algumas que você certamente conhece: Dropbox, Basecamp, Skype, Spotify, e muitos outros. Porém, para considerar o Freemium uma boa opção você precisa considerar os desafios de converter um usuário gratuito em um usuário pagante. E veja, isso não é uma tarefa fácil.

Estima-se que 4% seja uma taxa de conversão bem sucedida. Isso é, a cada 100 usuários gratuitos, 4 se tornam pagantes.

O que chama atenção desse indicador é que você tem 4 usuários pagantes, mas tem 100 usuários no total. Sendo que todos eles querem um produto, suporte, entrega e funcionalidades cada vez melhores. Além disso, todos podem se engajar de forma positiva — ou negativa — com o seu produto, o que torna o desafio ainda maior.

Em resumo, Freemium não é uma estratégia de precificação, pois o foco principal não é a receita. É uma estratégia de marketing, já que o foco é a aquisição de novos usuários. A grande vantagem do Freemium é que ele pode ser um canal de baixíssimo custo para atrair, educar e convencer seus clientes do seu valor. É uma ferramenta de grande potencial de engajamento, mas você precisa avaliar muito bem se a sua proposta de valor se encaixa com essa abordagem.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo esse livro aqui.

🔥 Ajudo você a ter autonomia e confiança para precificar seus serviços. | Sou consultora financeira, mestre em Administração e especialista em Precificação.

🔥 Ajudo você a ter autonomia e confiança para precificar seus serviços. | Sou consultora financeira, mestre em Administração e especialista em Precificação.