Por que Freemium não é um modelo de geração de receita

reemium é o popstar do mundo dos negócios digitais. Ele é o grande responsável pela popularização do termo estratégia de precificação. Antes do Freemium, precificação dificilmente seria notícia.

Mas então, como ele pode não ser uma estratégia de precificação?

Vamos às definições. FREEMIUM é a combinação de FREE + PREMIUM. Ou seja, um produto com funcionalidades premium, porém oferecido de forma gratuita. O objetivo ao adotar esse modelo é despertar o interesse de muitas pessoas e popularizar a ferramenta, ainda que abrindo mão de receita no início, já que esses usuários iniciais poderiam ser pagantes.

Parece uma receita de sucesso: alcançar muitos, e convencer apenas um percentual deles a pagar. Porém, é preciso observar essa lógica com atenção.

Que empresas conseguiram fazer o Freemium dar certo? Algumas que você certamente conhece: Dropbox, Basecamp, Skype, Spotify, e muitos outros. Porém, para considerar o Freemium uma boa opção você precisa considerar os desafios de converter um usuário gratuito em um usuário pagante. E veja, isso não é uma tarefa fácil.

Estima-se que 4% seja uma taxa de conversão bem sucedida. Isso é, a cada 100 usuários gratuitos, 4 se tornam pagantes.

O que chama atenção desse indicador é que você tem 4 usuários pagantes, mas tem 100 usuários no total. Sendo que todos eles querem um produto, suporte, entrega e funcionalidades cada vez melhores. Além disso, todos podem se engajar de forma positiva — ou negativa — com o seu produto, o que torna o desafio ainda maior.

Em resumo, Freemium não é uma estratégia de precificação, pois o foco principal não é a receita. É uma estratégia de marketing, já que o foco é a aquisição de novos usuários. A grande vantagem do Freemium é que ele pode ser um canal de baixíssimo custo para atrair, educar e convencer seus clientes do seu valor. É uma ferramenta de grande potencial de engajamento, mas você precisa avaliar muito bem se a sua proposta de valor se encaixa com essa abordagem.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo esse livro aqui.

Larissa Sielichoff é mestre em administração, e atua como mentora e consultora de Inteligência em Precificação com foco em negócios digitais. Tem mais de 10 anos de atuação em estratégia e viabilidade de negócios na área de tecnologia. Desenvolveu uma metodologia de Estratégia de Precificação como resultado de sua pesquisa de Mestrado — Why Pricing Matters. Aplica seu método em startups e empresas na área de negócios digitais.

🔥 Precificação que liberta o seu negócio | Sou empresária, mestre em Administração e especialista em Precificação.

🔥 Precificação que liberta o seu negócio | Sou empresária, mestre em Administração e especialista em Precificação.